Animal, que estava magro, ferido e desidratado, foi socorrido por moradores que viram denúncia do caso no Facebook
Um potro com diversos ferimentos, magro e desidratado foi resgatado e encaminhado para tratamento veterinário, após um pedido de ajuda publicado no Facebook causar comoção, em Pirassununga (SP), na sexta-feira (6). O dono foi multado em R$ 3 mil e vai responder pelo crime de maus-tratos contra animal.
Magro, ferido e desidratado
O cavalo foi recolhido pelo autônomo Cleiton Oliveira Junior, que viu a postagem e foi até o local, um terreno de loteamento, no Jardim Treviso. Segundo ele, o potro estava deitado no chão, com a corda a qual estava amarrado enroscada no pescoço e nas patas, muito magro, desidratado e sem forças para levantar.
Não havia abrigo e a lata que supostamente era para armazenar água não tinha capacidade suficiente para um animal deste porte.
“Fomos buscar água e tentamos dar, mas ele não conseguia ficar muito tempo com a cabeça levantada”, contou.
Representantes de ONGs de proteção também apareceram para ajudar após verem a publicação na rede social. O potro foi levado para o hospital veterinário da USP, onde foram confirmadas a anemia e desidratação do animal, além de uma lesão profunda no pescoço.
Dono leva multa
O proprietário, que apareceu no terreno, acompanhou o resgate. Segundo Oliveira Jr., ele afirmou estar tratando o animal de forma adequada com ração e água. A Polícia Ambiental também soube do caso pela internet e, com o laudo veterinário sobre a situação do animal, multou o proprietário do potro em R$ 3 mil.
Ele também responderá pelo crime de maus-tratos contra animal, cuja pena varia de três meses a um ano de detenção, além de multa, e é aumentada em caso de morte do bicho. As denúncias podem ser feitas pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.