Centro de Educação Ambiental Pró-Arara é inaugurado em Araras, SP

PUBLICIDADE

O Centro de Educação Ambiental Pró-Arara foi inaugurado nesta quinta-feira (12), no Lago Municipal, com o objetivo de ampliar ações educativas voltadas ao meio ambiente em Araras (SP). A cerimônia aconteceu no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), que recebe o mesmo nome. O espaço foi criado pela Prefeitura, por meio do decreto 6.613/2019.

O vice-prefeito e presidente do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), Carleto Denardi, ressaltou a importância da criação do Centro Ambiental. “Meio ambiente é o assunto do momento e, por esse motivo, deve ser sempre debatido. E agora com a inauguração do centro educacional, a palavra da vez é educar, passar as informações para as novas gerações e isso é muito relevante. Com o envolvimento de crianças no projeto, vamos colher frutos rapidamente. Elas têm mente aberta e interesse pelo assunto”, comentou Denardi.

Para o secretário de Meio Ambiente de Agricultura, Carlo Cerri Junior, com a inauguração do novo espaço, novos projetos ambientais deverão chegar a Araras. “Sem dúvida esse primeiro passo será dado com a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que está para aprovação na Câmara. Quando isso ocorrer, temos a promessa do Ministério Público de recebimento de verbas para ampliação do nosso Cras e suporte para novas atividades. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Araras é um dos 10 que conta com um Cras. Além disso, a criação do centro é uma maneira de pontuarmos no Programa Município VerdeAzul”, acrescentou.

Já Fernanda Senter Magajevski, veterinária do Cras Pró-Arara desde sua criação, em 2014, diz que essa nova etapa é motivo de orgulho. “É muito gratificante ter visto esse espaço em construção, ter equipado todo o ambiente, recebido mais de 5 mil visitas e agora ser realmente um Centro de Educação Ambiental. Com essa crescimento, nós vamos ampliar os trabalhos, promover ainda mais educação ambiental para a nossa população. Aqui, sempre trabalhamos muito, focando a fauna brasileira e agora iremos ampliar para todo o ecossistema. Nos nossos projetos serão inseridos usos conscientes de materiais, reciclagem, entre outros assuntos voltados ao Meio Ambiente”, completou Fernanda, emocionada.

Além do vice-prefeito, do secretário de Meio Ambiente e da veterinária, também estiveram presentes na inauguração a primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, Daniela Franco, a vice-presidente do Fuss Ângela Denardi, o vereador Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia), os secretários Célio Casarin (Comunicação Social e Institucional), Márcio Neves (Cultura), Beto Cabrini (Serviços Públicos) e demais servidores municipais.

A inauguração fez parte da programação dos 149 anos de emancipação político-administrativa de Araras. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3547-8806 e 3547-8794, no Departamento de Meio Ambiente.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT