‘cliente adolescente’ será usado para fiscalizar venda de bebidas alcoólicas em Araraquara, SP

PUBLICIDADE

Comissão formada por representantes de órgãos de proteção à infância e da saúde, governo municipal e movimento civil vai implantar programa de prevenção ao uso de álcool na adolescência

Um programa inovador de prevenção à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade será implantado em Araraquara (SP), nos próximos meses. Uma comissão formada por representantes de órgãos de proteção à infância e saúde, governo municipal e movimentos civis vai usar clientes adolescentes para fiscalizar bares, lanchonetes, supermercados e lojas de conveniência.

A fiscalização será feita por dez equipes, formadas por dois adolescentes que se passarão por clientes, um fiscal do Codecom, motorista e um guarda municipal descaracterizado, e contará com o apoio da Polícia Militar.

Elas irão percorrer cem estabelecimentos para saber como é o atendimento a clientes menores de idade que pedem bebidas alcoólicas. A ação toda será registrada por meio de imagens.

Selo

Por outro lado, os locais que não venderem a bebida para o cliente adolescente receberão o selo de ‘Estabelecimento Consciente’.

A iniciativa do projeto é da A Liga da Prevenção, um movimento que reúne cidadãos de diversos setores de Araraquara voltado à prevenção do uso de drogas, com apoio da Prefeitura.

Segundo o policial federal Evandro Ciaramello Racosta, integrante da Liga, o objetivo não é punir os estabelecimentos, mas atuar na conscientização dos riscos da venda de bebidas para adolescentes.

+ CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT