Clientes dizem que celulares da TIM anteciparam horário de verão

PUBLICIDADE

Empresa diz que mudança ocorreu com pequena parcela de aparelhos.

Clientes da operadora TIM em diversas cidades do país relataram que o horário do relógio do celular foi adiantado de forma automática para o horário de verão nesta segunda-feira (15), provocando confusão.

No Twitter, muitos reclamaram ter perdido uma hora de sono em pleno retorno de feriado e cobraram explicações da operadora.

A TIM informou por meio da assessoria de imprensa que já identificou o problema e está apurando as causas. “A empresa reforça que o caso ocorreu com uma parcela muito reduzida da base de clientes”, disse em nota, sem informar a porcentagem de consumidores atingidos.

Já em resposta a questionamento feito em sua página no Facebook, a TIM encaminhou a seguinte mensagem: “Os aparelhos vinculados a operadora estão programados para a mudança que sempre ocorre referente ao horário de verão no mês de outubro, porém houve uma alteração na data devido as eleições, assim o novo horário só entrará em vigor no mês de novembro. Pedimos desculpas se causamos algum desconforto e, orientamos que você configure seu aparelho para o horário de Brasília”.

A Anatel enviou a seguinte nota sobre o caso: ” (…) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esclarece que o tema não é objeto de regulamentação e orienta os consumidores a entrar em contato com a sua prestadora e informar-se sobre como proceder para resolver o problema”.

As operadoras Claro, Nextel e Oi disseram que não registraram falhas relacionadas ao caso. A Vivo ainda não respondeu à solicitação.

Horário de verão adiado

A data desta segunda-feira (15 de outubro) coincide com a do início do horário de verão no ano passado.

Em 2018, a duração do horário de verão foi reduzida. O governo federal decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro, após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora.

Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora na madrugada de sábado, dia 16, a partir da meia-noite.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT