Antes, essa tarifa só era cobrada dos produtos taxados pela Receita Federal.
Desde segunda-feira, dia 27 de agosto, os Correios estão cobrando 15 reais por encomenda importada que chega ao Brasil. Antes, essa tarifa só era cobrada dos produtos taxados pela Receita Federal.
Segundo o presidente da estatal, Carlos Roberto Fortner, o volume de objetos importados de sites e empresas estrangeiras cresceu muito e os Correios precisaram se organizar para melhorar a qualidade do serviço, o que implica custos
De acordo com Fortner, a quantidade de itens recebidos do exterior diariamente varia. É maior quando o dólar está mais barato e cai quando o dólar está mais alto.
Mas, em média, os Correios recebem de 100 mil a 300 mil objetos por dia. A cobrança da taxa de R$ 15 por encomenda vai garantir à estatal, portanto, uma arrecadação de até 4 milhões e 500 mil reais por dia.
Segundo Fortner, esse valor vai custear os trâmites do processo: os Correios recebem as encomendas, separam, inspecionam e realizam os processos de desembaraço alfandegário junto à Receita Federal.
A orientação para quem está aguardando encomendas do exterior é acessar o sistema de rastreamento de objetos e realizar o pagamento do despacho postal por meio de boleto ou cartão de crédito.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.