Cobras e lagartos apreendidos em bagagem em Cumbica são levados para o Butantan

PUBLICIDADE

Animais silvestres estavam em condições precárias, envoltos em meias femininas e dentro de potes plásticos. Ele foi multado em R$ 110 mil pelo Ibama

As cobras e os lagartos apreendidos por policiais federais e agentes da Receita na bagagem de um passageiro no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, foram levados para o Instituto Butantan, na Zona Oeste da capital. O dono das malas, um brasileiro de 38 anos que vinha de Madri, na Espanha, foi preso.

Segundo a PF, a apreensão ocorreu na manhã desta sexta-feira (15), no terminal 2 do aeroporto. Fiscais da Receita Federal encontraram 18 cobras e 12 lagartos nas malas sem qualquer tipo de documentação legal que autorizasse o seu transporte ou introdução no país.

Os animais silvestres estavam em condições precárias, envoltos em meias femininas e dentro de potes plásticos. O Ibama multou o homem em R$ 110 mil.


Ao ser preso, o homem disse, segundo a PF, que comprou os animais por 800 euros em Portugal e que não pretendia vendê-los. Os agentes, porém, viram que o suspeito anunciava animais silvestres em redes sociais.

Ele foi preso em flagrante pelos crimes de contrabando, maus-tratos aos animais, introdução de espécime animal no país sem parecer técnico oficial favorável e licença, receptação e falsidade ideológica.

 

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT