Com 4,5 mil pontos, CNH é suspeita de ‘hospedar’ multas de outros motoristas

PUBLICIDADE

Detran identificou quatro CNHs na cidade vinculadas ao esquema, sendo que a com menos registros apresenta 614 pontos no prontuário. Prática é crime.

Por G1 Campinas e Região

Com 4,5 mil pontos, uma carteira nacional de habilitação (CNH) de Campinas (SP) chamou a atenção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) durante a investigação contra os chamados “hospedeiros” de multas, pessoas que aceitam assumir pontos das infrações em troca de dinheiro.

Para efeito de comparação, o Detran destaca que mais de 50 pontos ao longo de 12 meses “são suficientes para abrir uma investigação”. A CNH em questão tem 90 vezes mais pontos.

Durante o levantamento do departamento de trânsito, 250 CNHs suspeitas foram identificadas em todo o estado, sendo quatro em Campinas; e a de 4,5 mil pontos é a que mais reúne infrações na cidade.

Apesar de não detalhar o total de multas registradas na carteira, o Detran informa que dessas quatro, a que menos reúne pontos tem 614 no prontuário.

A prática de transferir pontos de multas tomadas por outro motoristas em troca de dinheiro é crime e o responsável pode responder por falsidade ideológica, que prevê pena de até cinco anos de prisão. Os motoristas também passam por processo administrativo no departamento.

Anúncios na internet

Nossa reportagem encontrou anúncios na internet de pessoas nas regiões de Campinas e Piracicaba (SP) que aceitam assumir pontos em troca de dinheiro.

Os anúncios são encontrados em grupos nas redes sociais, inclusive com o valor por ponto a ser transferido. As pessoas que vão assumir a pontuação estabelecem preços que variam de acordo com o tipo de habilitação, geralmente R$ 25 por ponto.

Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!


PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT