Com aval da Câmara, Prefeitura estende parcelamento de imposto atrasado por mais 20 dias

PUBLICIDADE

O incentivo para quem aderir ao programa é que com essa adesão o pagamento do tributo atrasado poderá ser feito em até 200 vezes

A Câmara de Araras (SP), aprovou na madrugada de segunda para terça-feira (28) projeto de lei do Poder Executivo que estende por mais 20 dias o prazo de adesão para o Refis 2017, um programa de parcelamento de impostos municipais. A ideia do programa é ajudar a incrementar os cofres municipais com pagamento de impostos atrasados. O incentivo para quem aderir ao programa é que com essa adesão o pagamento do tributo atrasado poderá ser feito em até 200 vezes – mais de 16 anos – e sem juros e multas. Quem não aderir ao Refis terá que quitar os impostos com os juros, multa, e ainda não terá a opção de parcelamento tão alongado.

O programa que isenta os devedores de multa pelo atraso de tributos municipais vencidos até dezembro de 2016 já conseguiu arrecadar cerca de R$ 800 mil, segundo a Secretaria da Fazenda de Araras.

Originalmente o prazo para adesão ao Refis se encerraria já nesta semana, na próxima quinta-feira (30). Porém a Prefeitura entrou com um projeto de lei para alterar o Refis 2017 já em vigência, para que a adesão ao Refis possa ser efetuada agora até 20 de dezembro de 2017. Essa alteração já está valendo, já que a Câmara já aprovou a extensão de prazo. Conforme Tribuna apurou, é grande a quantidade de contribuintes que tenta aderir ao programa.

O prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) justifica a extensão do prazo “a fim de que mais contribuintes tenham a oportunidade de regularizarem a sua situação fiscal perante a Fazenda Pública Municipal”.

As alterações também passam a permitir que a Prefeitura não exija tantos documentos como era requerido no texto original, que ainda está valendo. “Objetiva-se, também, reduzir a burocracia para a formalização das adesões ao programa, permitindo, sempre que possível, a reunião, em único Termo de Adesão e Confissão de Dívidas, de todos os débitos tributários de cada contribuinte a serem parcelados, bem como a dispensa da apresentação de alguns documentos no ato da adesão nos casos de pagamento em parcela única”, pondera o prefeito.

Como o prazo original do Refis terminaria na próxima quinta-feira (30), na noite desta segunda-feira (27) a Câmara realizou sessão extraordinária para aprovar a extensão do prazo – a alteração legal não poderia ser aprovada na sessão ordinária de segunda-feira porque o projeto entrou em pauta justamente nesta sessão.

Fonte: Tribuna do Povo

+ CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT