GCMs passam a ter direito a aposentadoria especial nos mesmos moldes dos demais agentes de segurança pública.
O Senado aprovou no último dia 16 o projeto de lei número 19 de 2018 que cria o Sistema único de Segurança Pública (Susp). O texto segue para sanção do presidente Michel Temer (MDB) e deve entrar em vigor 30 dias após sua publicação.
O Susp terá como órgão central o Ministério da Segurança Pública e prevê a integração das instituições de segurança federais, distritais, estaduais e municipais que deverão atuar em operações conjuntas e compartilhar informações, respeitando as competências de cada um.
As Guardas Municipais, que antes não eram reconhecidas como órgão policial, passam a integrar a segurança pública e a ter acesso ao compartilhamento de informações entre os demais órgãos.
Além disso, os agentes das Guardas passam a ter direito a aposentadoria especial nos mesmos moldes dos outros agentes de segurança pública.
Para nortear e dar base ao Susp, o projeto cria ainda uma Política Nacional de Segurança, que vai estabelecer os objetivos, diretrizes e estratégias para a prevenção à violência, combate ao crime e ao fortalecimento dos mecanismos de investigação .
O projeto define ainda que sejam elaborados Planos Nacionais de Segurança Pública de 10 em 10 anos, sendo que os estados e municípios terão o prazo de dois anos para criarem os seus planos sob pena de não receber os recursos federais.
De acordo com o assessor e imprensa da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), Valdson Batista, não haverá mudanças no sistema operacional da guarda. No entanto, Goiânia passará a contar com um aporte de recursos federais para serem usados na segurança pública municipal.
Para isso, o município terá de elaborar o Plano Municipal de Segurança Pública onde serão definidas as prioridades e objetivos a serem alcançados.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.