Medida para evitar ‘colapso’ no abastecimento valerá das 6h às 17h em quatro dias da semana. Desperdício pode render multa para moradores
Santa Cruz das Palmeiras (SP) inicia nesta quarta-feira (13) um racionamento de água em quatro dias da semana. A medida por tempo indeterminado tem o objetivo de evitar um ‘colapso’ no abastecimento, já que as três represas que fazem a captação estão com níveis abaixo do normal por conta da falta de chuvas.
Os moradores ficarão sem água toda segunda, quarta, sexta e sábado, das 6h às 17h. A distribuição, por enquanto, seguirá normal na terça, quinta e domingo.
Limpeza de quintal
Somente nas quintas os moradores poderão lavar quintais, mas a prefeitura orienta que o uso seja consciente e que a água da máquina de lavar e de tanquinhos seja reaproveitada. O desperdício nos outros dias estará sujeito à multa.
A cidade faz a captação de água nas represas Aurora, Davi e Schiavon e o baixo nível preocupa o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), já que não há previsão de chuva para os próximos dias.
O racionamento será uma primeira alternativa para reduzir o consumo. Outras possíveis medidas serão avaliadas para os próximos dias sem chuvas.
Racionamento de 2014
Há 3 anos, a cidade enfrentou um período de estiagem e teve que fazer racionamento de água durante uma das piores crises hídricas do Estado de São Paulo. Com cerca de 32 mil habitantes, a cidade consumia na época 9 milhões de litros de água por dia.