Com níveis baixos de represas, Santa Cruz das Palmeiras, SP, faz racionamento de água

PUBLICIDADE

Medida para evitar ‘colapso’ no abastecimento valerá das 6h às 17h em quatro dias da semana. Desperdício pode render multa para moradores

Santa Cruz das Palmeiras (SP) inicia nesta quarta-feira (13) um racionamento de água em quatro dias da semana. A medida por tempo indeterminado tem o objetivo de evitar um ‘colapso’ no abastecimento, já que as três represas que fazem a captação estão com níveis abaixo do normal por conta da falta de chuvas.

Os moradores ficarão sem água toda segunda, quarta, sexta e sábado, das 6h às 17h. A distribuição, por enquanto, seguirá normal na terça, quinta e domingo.

Limpeza de quintal

Somente nas quintas os moradores poderão lavar quintais, mas a prefeitura orienta que o uso seja consciente e que a água da máquina de lavar e de tanquinhos seja reaproveitada. O desperdício nos outros dias estará sujeito à multa.

A cidade faz a captação de água nas represas Aurora, Davi e Schiavon e o baixo nível preocupa o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), já que não há previsão de chuva para os próximos dias.

O racionamento será uma primeira alternativa para reduzir o consumo. Outras possíveis medidas serão avaliadas para os próximos dias sem chuvas.

Racionamento de 2014

Há 3 anos, a cidade enfrentou um período de estiagem e teve que fazer racionamento de água durante uma das piores crises hídricas do Estado de São Paulo. Com cerca de 32 mil habitantes, a cidade consumia na época 9 milhões de litros de água por dia.

 

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT