Objetivo é intensificar as ações de fiscalização das residências em processo de locação e venda; segundo balanço divulgado pelo setor de Endemias, são 176 casos de dengue na cidade.
A Prefeitura Municipal de Araras (SP) ampliou a parceria junto a imobiliárias da cidade para reforçar o trabalho de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue. A ação é realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) em imóveis fechados, que estão disponíveis para venda e locação no município.
Representantes do setor de Controle de Endemias e corretores participaram de reunião para definir um cronograma de visitas e também procedimentos para eliminação de objetos que podem acumular água e servir como criadouro do inseto dos imóveis.
“Agentes de controle de endemia e corretores estão fazendo um trabalho conjunto para eliminar possíveis criadouros em imóveis fechados. Essa é uma parceria que já existia e está sendo fortalecida para combater a dengue na nossa cidade”, informou a coordenadora do setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.
“Foi realizado um cronograma de visitas dos imóveis e para os que já foram locados estamos entregando folhetos explicativos com dicas de prevenção e combate a dengue nas residências”, informou Eduardo de Moraes, presidente do Creci e provedor da Santa Casa.
Segundo o último balanço divulgado pelo setor de Endemias, Araras conta atualmente com 176 casos de dengue confirmados. Deste total, 172 são autóctones (contraídos no município) e quatro importados. Além disso, outros 75 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 81 suspeitas foram negativadas após análises clínicas. O Jardim São João continua sendo o bairro com mais confirmações – são 63, até o momento.
Tratamento da Dengue
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.
Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.
Sintomas de dengue clássica
Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são: Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C); Forte dor de cabeça; Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras; Extremo cansaço; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações; Náuseas e vômitos; Tontura; Perda de apetite e paladar.
Dicas de prevenção e combate à dengue em residências: Tampe os tonéis e caixas d’água; Mantenha as calhas sempre limpas; Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Mantenha lixeiras bem tampadas; Deixe ralos limpos e fechados com tela; Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.