O número de pedidos teve expansão de 13,3%, de 16,83 milhões para 19,06 milhões; o tíquete médio caiu 1%, de R$ 462 para R$ 457
O comércio eletrônico faturou R$ 8,7 bilhões no período do Natal, crescimento de 13% na comparação com os R$ 7,7 bilhões registrados no mesmo período do ano passado, segundo a Ebit. O número de pedidos teve expansão de 13,3%, de 16,83 milhões para 19,06 milhões. O tíquete médio caiu 1%, de R$ 462 para R$ 457.
A Ebit considerou as vendas estimadas para o e-commerce entre 15 de novembro e 24 de dezembro, incluindo o período da Black Friday, que neste ano correspondeu a 1/4 do faturamento do setor no período.
Entre as principais categorias, a telefonia, que inclui celulares e smartphones, representou 21% do faturamento do e-commerce no período. Casa e decoração registrou 8,3% do faturamento. A expansão dessa categoria está diretamente relacionada ao reflexo da crise que mudou o hábito dos consumidores reduzindo viagens e alimentação fora de casa, segundo Pedro Guasti, CEO da Ebit.
Para Guasti, o desempenho no período de Natal deverá fazer com que o e-commerce feche 2017 com um crescimento próximo de 10%. “As vendas foram bem nas principais datas do calendário do varejo e surpreenderam no Dia dos Pais e Dia dos Namorados, fazendo com que o setor retomasse o crescimento de dois dígitos, cuja sequência foi interrompida em 2016, por conta da crise econômica”, diz.
Principais categorias (em volume de pedidos)
- Moda e Acessórios: 13,5%
- Eletrodomésticos: 12,3%
- Casa e Decoração: 10,4%
- Telefonia: 9,5%
- Perfumaria e Cosméticos: 7,6%
Principais categorias (em faturamento)
- Telefonia: 21,0%
- Eletrodomésticos: 20,2%
- Eletrônicos: 11,8%
- Informática: 8,7%
- Casa e Decoração: 8,3%
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.