Comida jogada fora daria para alimentar oito vezes o número de famintos no Brasil

PUBLICIDADE

Para combater a fome, as ações devem vir de todo mundo, explica a cofundadora do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.

Enquanto cerca de trinta e três milhões de brasileiros passam fome, o volume de comida descartada no país é oito vezes maior do que seria suficiente para alimentar essas pessoas.

O dado, de 2022, é de um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar. Para tentar reverter esse quadro e combater o desperdício de alimentos, foi lançado o Pacto com a Fome.

Para combater a fome, as ações devem vir de todo mundo, explica a cofundadora do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz. “Para combater a fome, as ações de governo elas são muito mais potentes, pois são feitas por meio de políticas públicas bem feitas e bem implementadas. Mas nós, enquanto sociedade civil, não podemos nos ausentar dessa corresponsabilidade desse problema e o começo disso passa por termos consciência”, fala.

 Segundo Geyze, a ideia surgiu durante a pandemia da Covid-19, com a distribuição de cestas básicas. Ainda de acordo com ela, o Pacto Contra a Fome vai dar visibilidade a instituições que já atuam no combate à fome e ao desperdício de alimentos e promover o reconhecimento dessas ações por meio de uma premiação.  Para mais informações, acesse pactocontraafome.org.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT