Conheça as facilidades dos totens de autoatendimento do Poupatempo

PUBLICIDADE

Em 2018, foram 4,8 milhões de serviços, segundo a Coordenadoria de Desenvolvimento e Análise de Indicadores de Gestão.

Você conhece os totens de autoatendimento do Poupatempo? São equipamentos em que o próprio cidadão digita os seus dados, certifica sua identidade com as impressões digitais e faz a solicitação do serviço desejado. Eles facilitam o atendimento, já que em muitos casos, não é necessário passar pelo atendimento presencial.

No equipamento automático, o cidadão pode, por exemplo, imprimir de graça e na hora o Atestado de Antecedentes Criminais (AAC), documento da Secretaria de Segurança que atesta a idoneidade da pessoa. É só digitar o número e data de expedição da Carteira de Identidade (RG). Se houver algo que impeça a emissão automática, o cidadão será orientado a comparecer ao Poupatempo para resolver a questão.

Também é possível agendar horários para ser atendido em qualquer unidade do Poupatempo, solicitar 2ª via de RG e CNH, CNH definitiva, pagar taxas de serviços do Poupatempo e solicitar certidões de CNH e de veículos.

Atendimento em 2018

Durante o ano de 2018, 4,8 milhões de serviços foram prestados pelos totens, segundo a Coordenadoria de Desenvolvimento e Análise de Indicadores de Gestão do Programa Poupatempo.

O balanço mostra que 170,8 mil serviços foram prestados em 30 totens fora nas unidades do Poupatempo, em shoppings, supermercados, estações do metrô e CPTM. Entre os serviços prestados estão 17,9 mil impressões de Atestados de Antecedentes Criminais, 10 mil consultas de débitos de veículos e 5,2 mil pesquisas de pontuação na CNH.

Desde outubro de 2016, 114 totens de autoatendimento foram instalados no Estado de São Paulo. Além dos 30 equipamentos externos, há 84 nas principais unidades do Poupatempo, ampliando o alcance e horário da rede de atendimento e facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT