Para que as férias não se transformem num pesadelo, o Procon-SP alerta sobre pequenos cuidados e direitos do consumidor.
Antes de viajar, confira os serviços existentes nas proximidades do hotel ou pousada escolhido. Prefira locais que tenham fácil acesso ao transporte, farmácias e restaurantes.
A escolha da hospedagem deve ser feita com uma boa pesquisa em sites, revistas e guias de turismo. As dicas de quem já esteve no local são valiosas e dão um panorama do atendimento.

Fique atento aos horários de entrada e saída para evitar surpresas na hora de pagar a conta. Observe, também, a rotina para serviço de café da manhã e refeições.
Se o destino for para uma região quente, pergunte se o estabelecimento oferece sistema de ar condicionado, e na direção oposta, para destinos de baixas temperaturas, confira se existe calefação e aquecimento.
Também verifique se é oferecido serviço de cofre, uma boa opção para deixar documentos, dinheiro e objetos de valor em segurança.
Nas compras de pacotes turísticos pela internet ou por telefone, o Código de Defesa do Consumidor garante sete dias para cancelamento sem custos, no caso de arrependimento pela compra.
