Durante o programa MANHÃ TOTAL, a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Mirian Vanessa Pires, em sua participação no quatro “A VOZ DO POVO!” juntamente com o secretário Felipe Beloto, falou sobre a diminuição das reclamações por conta dos recursos dessa modalidade de investimento que está sendo usada para recuperar os ônibus do transporte público municipal, que estavam parador na garagem da autarquia por falta de manutenção e hoje já estão rodando nos bairros da cidade.
O consórcio de loteadores investe mais de R$ 1 milhão na recuperação de ônibus para melhorar o transporte público de Araras (SP). A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) durante o programa MANHÃ TOTAL pela presidente da Câmara Municipal, a vereadeora Mirian Vanessa e pelo secretário Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Felipe Beloto.
A conversa começou no quadro “A VOZ DO POVO!”, após o Repórter Beto Ribeiro dizer que as reclamações do transporte público tinham diminuido, perguntando sobre que “mágica” o Baiano da Farmácia fez que em menos de uma semana conseguiu resolver parte dos problemas pontuiais que estavam acontecendo.
A presidente da Câmara falou que a diminuição das reclamações seria por conta dos recursos de uma modalidade de investimento que está sendo usada para recuperar os ônibus do transporte público municipal, que estavam parados na garagem da autarquia por falta de manutenção e hoje já estão rodando nos bairros da cidade.
“O Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia), que assumiu recentemente o comando do TCA, conseguiu colocar na linha os expressos, com isso um dos problemas já foram solucionados. E eu acho que a manobra e mais utilizada por ele foi ter chego já arrumando os veículos que estavam parados. Tinham muitos lá, inclusive com auxílio aqui do Felipe Beloto, que foi o secretário, porque nós aprovamos na Câmara uma lei do executivo em que os empresários pois Felipe pode explicar melhor os empresários que vão fazer loteamentos no município. Eles precisam dar uma contra partida financeira. E a lei permite que essa contra partida pode ser investimento em transporte público. Então Felipe conseguiu o conserto desses veículos através da iniciativa privada. Foi assim. O empresário não vai precisar licitar, não vai precisar fazer isso. Ele compra a peça, paga o mecânico, arruma e volta os ônibus para as linhas”.
De acordo com Felipe Beloto, essa lei é uma inovação colocada pelo prefeito Pedrinho Eliseu que abriu possibilidades de investimentos privados ao município que tem uma carência, uma deficiência muito grande em infraestrutura.
“É interessante isso porque é uma inovação colocada pelo prefeito Pedrinho Eliseu, onde a gente pode abrir possibilidades de investimentos privados ao município que tem uma carência, uma deficiência muito grande em infraestrutura. Nós sabemos isso quando conversamos com os vereadores lá na aprovação da primeira alteração da lei e o objetivo foi canalizar que os empreendimentos que são saudáveis para o município quando bem feitos, que eles deixassem uma contribuição em obras, em investimentos que possam ajudar aquela população que já está morando no município. Então nós alteramos uma lei possibilitando que o empresário, ao implantar o empreendimento, ele possa investir em obras e aí o município vai determinar”.
Segundo Beloto, o primeiro passo foi a obra de saneamento, onde o dinheiro foi aplicado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na região leste da cidade. Depois abriu-se o leque para outras áreas.
“O primeiro investimento foi no saneamento, na Estação de Tratamento de Esgoto, onde nós tínhamos o problema e depois abriu-se o leque como disse a vereadora Mirian Vanessa para outras áreas. Nesse caso, veio a calhar. Veio oportunamente com uma luva. O caso do transporte público. E aí esses investidores estão fazendo investimento lá para deixar os ônibus em condições de rodar. São exemplos que nós estamos vendo a olho nu essa questão dos ônibus. E também a questão de quem passa ali pela Avenida Marginal, aquele tubo que tá sendo colocado pelo Saema. Também é investimento privado, aquilo ali também, fruto dessa alteração legislativa que é pra fazer exatamente o necessário para melhor a qualidade de vida da população. Então são coisas que estamos pensando no futuro, bem como a vereadora Mirian disse justiça social”.
Sobre o consórcio
Na manhã de quinta-feira (30/06/2022), o Prefeito Pedrinho Eliseu assinou um termo de adesão com Consórcio para concluir as obras do Sabas (Sistema de Abastecimento de Água). Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 13 milhões, por parte de empreiteiras, como contrapartida.
As empresas envolvidas no processo são a Vive Empreendimentos Imobiliários, TerraCota, JVF, TecPac e Pascotti JCB. “Essas empresas contam com loteamentos em andamento na cidade e serão responsáveis pela finalização do Sabas. Esse é o maior investimento privado da história do município para garantir o abastecimento e distribuição de água. O 1º Consórcio com investimento específico para este fim”.O raciocínio é simples; eles, loteadores, têm de ser responsáveis pelo impacto que causam. Irão custear grandes projetos com recursos deles, para a garantia de água a Araras”, comentou o prefeito Pedrinho.
O secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Felipe Beloto, explicou como irá funcionar o Consórcio. “De acordo com a Lei, todos os empreendimentos em andamento em nossa cidade devem destinar recursos ao Fundo Municipal, que são transferidos ao caixa do Saema, que faz a licitação. Porém com a possibilidade do Consórcio, há mais flexibilidade e consequentemente, obras serão executadas e entregues mais rapidamente. Os empresários se organizam e a Prefeitura recebe a obra em si e não o recurso”, explicou Beloto.