Construtora abandona obras de creches antes de concluir em Araras, SP

SONY DSC
PUBLICIDADE

Creche do Jardim das Nações já estavam com obras adiantadas quando foi abandonada

As obras das creches Israel Steveson Fedatto e Professora Francisca Maria Mendes Marques, que estão sendo construídas no Jardim das Nações e Jardim Dalla Costa, respectivamente, foram abandonadas pela construtora responsável, a Rio Novo Engenharia. Ambas encontram-se faltando apenas 15% para sua conclusão, mas apesar de meses de negociação com a Prefeitura, a empresa não quer retomar construção e a Prefeitura terá que fazer nova licitação.

As creches do Jardim das Nações e Jardim Dalla Costa estão com as obras paralisadas desde o início deste ano. As unidades, construídas com verba do governo do Estado de São Paulo, por meio do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), já estão com 85% das obras prontas, mas de acordo com a Secretaria de Planejamento, a empresa recusa-se a finalizá-las.

“Não há atraso nos repasses e pagamentos. Ela (empresa) afirma ter tido problema em outra obra feita no governo anterior e por isso abandonou as obras das creches. Tentamos negociar o ano todo com a empresa para que ela voltasse, mas não tivemos sucesso. Então as providências jurídicas cabíveis foram tomadas e vamos seguir com a conclusão da obra com outra empresa”, explicou o secretario de Planejamento, Paulo Bertolini.

Ainda de acordo com Bertolini, outra licitação para finalizar as duas creches já está sendo desenhada e, em cerca de 60 dias, o processo já estará acontecendo. O prazo para que as duas escolas sejam entregues finalizadas é de mais cerca de 90 dias após definição de empresa vencedora da licitação.

“Vamos licitar outra empresa para concluir estas unidades. Em média levamos 60 dias para a licitação ocorrer. Após nova empresa definida, falta pouco lá, então em três meses entregamos as duas creches”, emendou Bertolini.

Os recursos para as creches também voltarão a ser repassados para a Prefeitura assim que as medições das obras forem retomadas. Ambas as construções não têm contrapartida de recursos por parte da Prefeitura, e o repasse para as obras é de R$ 1,7 milhão para creche do Nações, e mais R$ 1,5 milhão para a unidade do Jardim Dalla Costa.

Cada uma das duas unidades abrigará 150 alunos de 0 a 4 anos em período integral, e medirá 813,78 m² de área construída, em terreno 3,6 mil m². As creches contarão com a instalação de luzes de led em toda a escola, o que trará mais economia de energia, além de aquecedor solar para gerar energia para os chuveiros e para os fraldários.

Denominação antes da entrega

Mesmo antes das escolas estarem concluídas, o ex-prefeito Nelson Brambilla (PSB) nomeou três creches. Projetos de lei foram encaminhados em 2016 para Câmara e os cidadãos ararenses foram homenageados.

Assim, as creches do Jardins Dalla Costa e Nações passaram a sechamar Emei Professora Francisca Maria Mendes Marques e Emei Israel Steveson Fedatto, respectivamente.

Fonte: Tribuna do Povo

+ CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT