Consulta de pontos na CNH pode evitar perda do direito de dirigir

PUBLICIDADE

Além de penalidades que retiram o direito de dirigir, as infrações ainda geram aos condutores multas a serem pagas.

Diversos motoristas acabam perdendo temporariamente seu direito de dirigir por não conhecerem a quantidade de pontos acumulados em sua CNH. Em 2017, 23.462 carteiras de habilitação foram suspensas só na capital paulista, segundo informa o G1.

Além de penalidades que retiram o direito de dirigir, as infrações ainda geram aos condutores multas a serem pagas. Só no primeiro trimestre de 2017, o município de São Paulo acumulou R$ 355 milhões de reais, conforme informação disponibilizada pela Câmara Municipal de São Paulo.

Sem ter conhecimento de que cometeu uma infração, o condutor pode levar muitas multas e acumular muitos pontos em sua CNH sem perceber, ainda mais nos casos em que ele não recebe a notificação da infração por escrito.

Segundo informações disponibilizadas pelo Detran, as infrações mais cometidas pelos condutores, no estado de São Paulo, onde pode ser visto o alto índice de suspensões mensais, são a utilização do aparelho celular, o excesso de velocidade e o desrespeito à lei do rodízio. Isso significa que os condutores precisam estar atentos às atitudes que podem gerar principalmente este tipo de infração.

Para os condutores que têm dúvidas sobre terem ou não cometido infrações, a consulta dos pontos na CNH pode ser realizada de maneira fácil e prática, tanto em uma unidade do DETRAN de cada estado como no site do órgão.

O DETRAN de cada um dos estados brasileiros oferece ao condutor uma plataforma virtual na qual podem ser consultadas a pontuação existente na carteira de habilitação e a data de vencimento desses pontos. Dessa forma, o condutor pode ter o controle do número de pontos que possui em sua carteira e evitar ter seu direito de dirigir suspenso.

A realização da consulta é bastante simples. Em uma unidade do DETRAN, basta que o motorista apresente a carteira de habilitação e uma cópia do documento do veículo (CRLV). Para a consulta pelo site, é necessária a inserção, nos campos disponíveis, dos números do CPF do condutor e do número de registro da CNH. Inserindo estes dados, é possível obter a informação relativa ao número de pontos que estão registrados na carteira.

Em caso de dúvida sobre ter cometido ou não uma infração, o condutor também pode realizar consulta no site da Polícia Rodoviária Federal, o qual disponibiliza informação relativa a todas as infrações cometidas com o veículo por meio do serviço “Nada Consta”. Na plataforma, estará disponível o auto de infração (notificação) até 30 dias após o cometimento da infração. Dessa forma, o condutor poderá saber se há multas a serem pagas e, consequentemente, pontos a serem adicionados a sua CNH.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT