Encomendado pelo Instituto Butantan, lote veio da Coreia do Sul. Na terça-feira (14), terminal de cargas em Campinas já havia recebido outras 726 mil unidades.
Uma carga com 525 mil testes para identificação da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, desembarcou na madrugada deste sábado (18) no Brasil, pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). As unidades foram encomendadas pelo Instituto Butantan e serão usados pelo governo estadual no combate à doença.
A aeronave cargueira decolou do Aeroporto Internacional de Incheon, o maior aeroporto da Coreia do Sul e um dos mais movimentados do mundo, e fez uma escala no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, antes de seguir para o Aeroporto Internacional de Viracopos.
O pouso ocorreu às 4h50 e a operação envolveu funcionários do aeroporto, companhia aérea, agentes de carga e auditores da Alfândega da Receita Federal de Viracopos, além de escolta do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), da Polícia Militar.
O Instituto Butantan, com sede na capital paulista, integra força-tarefa do governo do Estado de São Paulo para controlar a disseminação da Covid-19. O laboratório montado no instituto para detecção do SARS-COV-2 (coronavírus) é parte da estrutura de enfrentamento.
“O desembarque ocorreu de forma ágil e segura no Terminal de Carga de Viracopos. O aeroporto concentra seus esforços e utiliza sua moderna e eficiente infraestrutura logística nesta ação conjunta para auxiliar o país a suprir equipamentos e medicamentos neste momento de grave crise”, disse o diretor-presidente da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich, em nota oficial.