Coronavírus: consultas e exames eletivos na Rede Mário Gatti estão suspensas por 60 dias em Campinas, SP

PUBLICIDADE

Prefeitura diz que medida visa direcionar recursos contra os casos do novo coronavírus. Secretaria Municipal de Saúde contabiliza três casos confirmados e investiga 127.

A cidade de Campinas (SP) suspende a partir de segunda-feira (23), pelo prazo de 60 dias, consultas e exames eletivos previstos pelos ambulatórios dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. Segundo a prefeitura, o objetivo é direcionar recursos da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência contra os casos do novo coronavírus e as cirurgias agendadas pelas duas unidades já começaram a ser desmarcadas.

De acordo com a administração, a medida vale para procedimentos, como curativos e de cirurgia plástica, além de avaliações, como eletrocardiogramas e bucomaxilos.

Por outro lado, estão mantidas as consultas para análises pós-operatórias e de casos oncológicos (câncer), além de situações emergenciais definidas pelas equipes médicas.

A Secretaria Municipal de Saúde registra três casos confirmados da doença, entre eles, o de uma paciente internada no Hospital PUC-Campinas. Além disso, outros 127 são investigados.

Alterações

Em nota, a prefeitura destacou que os profissionais dos ambulatórios serão redirecionados para atendimentos dos casos de urgência e emergência; e que estas áreas serão disponibilizadas para receber casos suspeitos de coronavírus dos pacientes com sintomas respiratórios.

Com isso, diz a administração, o atendimento será separado de outros casos em que não haja suspeita da doença e a mesma dinâmica deve ser adotada nas unidades de pronto atendimento.

Nesta quinta, a prefeitura elevou a projeção inicial de 109 leitos de UTI disponíveis para tratar pessoas com coronavírus. O município espera contar com 15 leitos por meio de acordos com a Santa Casa, dois no Hospital Samaritano e oito no Vera Cruz, em Campinas. Além disso, prevê dez no Hospital Augusto de Oliveira Camargo, em Indaiatuba (SP), e dez na Santa Casa de Pedreira (SP).

No início da semana, a Secretaria Municipal de Saúde considerou que a metrópole tem à disposição dez leitos do Ouro Verde, 59 do Hospital de Clínicas da Unicamp, cinco conveniados por meio do Hospital PUC-Campinas, e espera mais 35 na estrutura que seria inaugurada como Ambulatório Médico de Especialidades (AME), mas é projetado como hospital específico para pacientes com coronavírus. A data para abertura desta estrutura, entretanto, não foi confirmada até a publicação.

Medidas adotadas

  • Cirurgias eletivas (agendadas) estão suspensas;
  • Prefeitura disponibiliza telefone 160 para atendimentos sobre o novo coronavírus;
  • Pessoas poderão solicitar atestados médicos por telefone ou remotamente;
  • Museus e teatros estão fechados; prefeitura recomenda que iniciativa privada faça o mesmo;
  • Estão suspensas férias e licença-prêmio de profissionais da saúde;
  • Serviços de convivência de idosos serão suspensos na cidade a partir do dia 23;
  • Os locais de atendimento às pessoas em situação de rua permanecem funcionando;
  • Restrição no acesso do público ao Paço Municipal – só sera permitido caso seja necessário e autorizado pela secretaria procurada;
PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT