O vereador Felipe Beloto (PL) fez duas indicações ao Executivo nos últimos dias, visando contribuir com o efetivo combate ao avanço da Pandemia do novo Coronavírus.
Embora a cidade ainda não tenha nenhum caso confirmado e até agora só tenha lidado com suspeitas, o vereador solicitou à Prefeitura que intensifique a higiene interior dos ônibus do TCA – Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras (SP).
Segundo o texto da indicação, se faz necessária e urgente limpeza reforçada dos ônibus, utilizando-se álcool em gel 70%, ou outro produto de comprovada eficácia para eliminação de micro organismos de poder infeccioso.
Diz o documento que “a limpeza dos coletivos, normalmente feita uma ou duas vezes ao dia na garagem central das empresas de transporte, deve passar a ser feita várias vezes durante o turno de uso do veículo, ao menos nas partes da estrutura com as quais os passageiros comumente entram em contato com as mãos, ombros, braços e antebraços, tais como: molduras de assentos e assentos, conjuntos tubulares – barras e balaústres, tanto verticais quanto horizontais, dispositivos de alarme de parada, bordas das portas, etc…”
Janelas abertas e álcool em gel
Beloto também indicou ao Executivo que, via direção da autarquia TCA, seja expedida determinação para que os ônibus circulem com as janelas abertas, visando arejar o ambiente interno no coletivo, reduzindo as chances de contaminação por agentes infecciosos, notadamente o novo Coronavírus.
Já a disponibilização do álcool gel em repartições públicas, uma vez que o produto vem sendo amplamente adotado como produto alternativo para higienização constante das mãos para evitar o contágio com a COVID19, foi alvo também de outra indicação do vereador.
Beloto comentou a motivação para as indicações. “Nosso objetivo é contribuir, já que dia a dia, o poder público em todo o Brasil vem acrescentando medidas e procedimentos, conforme vai vendo a necessidade e o contexto geral dessa crise que afeta a saúde pública aqui e no mundo. Queremos acompanhar as necessidades e as providências que julgamos factíveis e viáveis para acrescentar segurança sanitária à população, sempre no sentido preventivo”, diz ele.
Com informações da assessoria do vereador Felipe Beloto