Os PMs de Cristo atuam em todo o Estado de São Paulo por meio de Núcleos nas unidades policiais.
“Os PMs de Cristo têm ajudado nossos policias a serem aqui na Terra, de alguma forma, os braços, os olhos e as mãos de Deus”. São palavras do Coronel Érico Hammerschmidt Júnior – comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior Nove), localizado em Piracicaba (SP).
O coronel é responsável pelos seguintes Batalhões: Piracicaba (10º), Americana (19º), São João da Boa Vista (24º), Limeira (36º), Rio Claro (37º) e Sumaré (48º). O Batalhão de Piracicaba, que tem no comando o tenente-coronel Willians de Cerqueira Leite Martins, responde por mais 10 municípios. São eles: Saltinho, Rio das Pedras, Mombuca, Capivari, Rafard, Elias Fausto, Águas de São Pedro, Charqueada, São Pedro e Santa Maria da Serra.
Sobre a Associação
A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo – PMs de Cristo – nasceu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), no bairro da Água Fria, Zona Norte de São Paulo. Ali, durante anos, cadetes da PM sentindo a necessidade de compartilhar suas dificuldades e experiências pessoais com Deus, começaram a se reunir semanalmente, para cultuá-Lo e meditar em Sua Palavra.
Essa iniciativa foi se tornando mais consistente a cada dia, até que, em 1992, inspirados na história bíblica de Neemias (homem que mobilizou as famílias de Israel para a reconstrução dos muros de Jerusalém), 74 policiais militares, oriundos de várias denominações, se uniram para oficialmente fundar a “Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo”, conhecida como PMs de Cristo.
A Associação é formada por policiais militares de diversas denominações que, em parceria com a comunidade evangélica, colaboradores e voluntários, de forma abnegada, pela fé, atuam em favor da valorização da figura humana do PM.
Os PMs de Cristo atuam em todo o Estado de São Paulo por meio de Núcleos nas unidades policiais, onde capelães voluntários, militares ou civis, realizam em conjunto com líderes PMs locais as reuniões semanais “Momento com Deus”, com reflexões bíblicas e orações, visando o fortalecimento da fé e a melhoria do ambiente de trabalho e da qualidade de vida.
Também promovem eventos, como cultos e ações de graças, vigílias, campanhas de oração, encontros temáticos, dentre outras ações, em parceria com as igrejas e lideranças evangélicas.
Principais braços da Associação, os capelães dos PMs de Cristo dedicam-se a prestar apoio aos policiais necessitados e com problemas pessoais. Fazem aconselhamentos, visitas, celebram casamentos, ofícios fúnebres, dentre outras atividades.
Pioneiros e de caráter singular, os PMs de Cristo conquistaram o respeito e o reconhecimento do Comando da Polícia Militar, bem como das mais expressivas lideranças religiosas e seculares, pelos significativos serviços prestados à sociedade.
Ao longo de sua história, os PMs de Cristo conduziram vários projetos e ações para alcançar, cada vez mais, a família policial-militar de São Paulo. Em 2015, a Associação deu um importante passo neste sentido ao implantar o Projeto Polícia e Igreja, que tem aproximado a comunidade evangélica da Polícia, tendo como base os preceitos de Polícia Comunitária.
Por meio deste projeto, os PMs de Cristo alcançaram em 2017 todas as 22 regiões da PM em SP, divididas em comandos regionais do interior, Grande São Paulo e capital. São mais de 500 igrejas de diversas denominações que participam do projeto, de forma voluntária.
Na prática, os PMs de Cristo promovem encontros com Comandantes da Polícia Militar, em diferentes regiões do Estado, com lideranças evangélicas locais dispostas a somar forças à Missão dos PMs de Cristo, como voluntários em ações de capelania, mediação de conflitos e apoio a prevenção primária do crime.
Pastores e demais colaboradores são treinados pela Associação para prestar assistência espiritual e emocional e a mobilizar suas igrejas para interagir de forma produtiva com a Polícia Militar, visando o bem comum e a melhoria da qualidade de vida.