Corpo de Bombeiros é acionado para conter fogo ao lado represa “Hermínio Ometto” em Araras, SP

PUBLICIDADE

Chamas se formaram próximo da rua Florianópolis.

O Corpo de Bombeiros de Araras (SP) foi acionado neste domingo (15) para combater um fogo em uma área de mato perto da rua Florianópolis, ao lado represa “Hermínio Ometto”.

As chamas se formaram em uma região de chácaras, e foi controlado rapidamente pela equipe. Moradores do local suspeitam que o incêndio tenha origem criminosa e aponta que animais silvestres que habitam a região podem morrer queimados por conta disso.

Vale lembrar que a Câmara de Vereadores aprovou no mês passado, o projeto de lei que proíbe a prática de queimadas de todos os tipos de lixo na cidade. A proposta foi apresentada pelos vereadores Felipe Dezotti Beloto (PR) e Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), e proíbe atear fogo em vegetações, lixo doméstico, lixo industrial, materiais orgânicos e inorgânicos e até em resíduos de limpeza de terrenos, entulhos e varrição de vias públicas.

Quem for flagrado fazendo queimada será encaminhado às autoridades e pagará uma multa que varia de R$ 1,5 mil a R$ 2,7 mil (60 a 100 Unidades Fiscais do Município – UFM). O munícipe, além de responder pelas sanções previstas nas legislações federal ou estadual, será responsabilizado pela reparação dos danos causados ao meio ambiente. 

Ainda de acordo com o texto aprovado, qualquer pessoa poderá fazer a denúncia da prática de queimada anonimamente, ou seja, sem a necessidade de se identificar. Os telefones são o 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar). As denúncias também devem ser feitas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura, que funciona no telefone 156 e também no aplicativo de celular disponível para download para sistemas Android e IOS.

Fotos: Lívia Pesse

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT