Unidade de campanha será responsável por pacientes de baixa e média complexidade; objetivo da URC é desocupar os leitos da Santa Casa, que irá tratar somente os casos mais graves de Covid.
A URC (Unidade de Retaguarda Covid), criada pela Secretaria Municipal da Saúde de Arara (SP), irá abrigar até 28 leitos para pacientes com a Covid-19 (Sars-CoV-2). Instalada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h – Elisa Sbrissa Franchozza – a unidade de campanha será responsável por pacientes de baixa e média complexidade.
O objetivo da URC é desocupar os leitos da Santa Casa de Misericórdia de Araras, que irá tratar somente dos casos mais graves da doença. A URC irá receber os primeiros pacientes nesta terça-feira (9).
“Além da enfermaria da URC, estamos montando mais 12 leitos na Santa Casa, somando mais 40 para a nossa população, se necessário. Muitas cidades em nosso entorno já colapsaram em questões de leitos, mas nós estamos lutando para que isso não ocorra em nossa cidade”, comentou o secretário Municipal da Saúde, Agnaldo Piscopo.
Consultas da UPA foram transferidas para o CAEM
A Secretaria da Saúde reforça que as consultas regulares realizadas anteriormente na UPA 24h foram transferidas para o CAEM (Centro de Atendimento à Especialidades Médicas) Dr. Nelson Salomé. “Para as consultas de rotina, o pessoal deve ir ao CAEM. Em casos de urgência, os pacientes serão transferidos para a Santa Casa”, completou Piscopo.
Outras informações sobre a URC podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.