Grupo foi premiado na Olimpíada Brasileira de Robótica. Projeto contou com a orientação do pai de uma deles, que é técnico de laboratório da USP.
Foi com um robô construído com materiais recicláveis no fundo de uma garagem que quatros crianças foram premiadas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em agosto de 2019, em São Bernado do Campo, na Grande São Paulo.
A equipe O Mundo das Invenções é composta por 4 crianças com idades entre 8 e 12 anos, e levou o Prêmio Maker na etapa estadual da olimpíada.
O projeto surgiu quando Carlos Renato da Silva, técnico de laboratório do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, começou a ensinar aos filhos e aos amigos deles conceitos da cultura maker.
A cultura maker segue a linha do “faça você mesmo”, sendo essa a abordagem que o técnico buscou aplicar com as crianças em todas as invenções que realizassem.
O desejo de trabalhar a temática com as crianças surgiu após Siva observar que os jovens que chegam ao laboratório da universidade não possuem muito conhecimento prático ou de solução de problemas do dia a dia, apenas o teórico.
Fonte: Jornal USP