De cada quatro idosos, 3 dependem da rede pública de saúde

PUBLICIDADE

Os números aparecem em estudo inédito divulgado pelo Ministério da Saúde.

De cada quatro idosos, três dependem do Sistema Único de Saúde, o SUS.

E quase todos eles, cerca de 83 por cento, realizaram pelo menos uma consulta, de um ano pra cá.

Os números aparecem em estudo inédito divulgado pelo Ministério da Saúde.

Também chama a atenção o fato de que cada 10 idosos, sete têm pelo menos uma doença crônica, como diabetes, artrite e pressão alta. E 10 por cento precisaram ser internados, em algum momento, de um ano pra cá.

A ideia do estudo é ajudar na criação de novas políticas públicas.

Principalmente porque o número de idosos está em alta: hoje são 29 milhões de pessoas. E, até 2030, deve superar a quantidade de crianças e adolescentes.

Essa mudança acontece, por exemplo, pelo crescimento da expectativa de vida, que subiu de 45 anos na década de 40 para 75 anos em 2015.

Por conta disso, o Ministério da Saúde destacou a necessidade de facilitar o diagnóstico de doenças e promover práticas como não fumar e não beber desde cedo, para incentivar que o jovem se torne um idoso saudável.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT