Serviço irá monitorar diariamente áreas com maiores riscos de incêndio.
A Defesa Civil de Rio Claro iniciou a operação ‘De Olho na Queimada’ que monitora diariamente os pontos com mais risco de incêndios na cidade, a fim de evitar focos e combater o fogo em estágio inicial.
“Já estamos mobilizados na intensificação do monitoramento de áreas com maior perigo de incêndio durante a época de estiagem”, disse o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo.
No ano passado, foram registrados 62 incêndios na cidade. Este ano, ainda no começo da estiagem, já foram 16 casos de queimadas.
Durante a estiagem os focos de queimadas aumentam, colocando a fauna e a flora em risco. Além disso, a fumaça diminui a qualidade de vida dos moradores e aumenta os problemas respiratórios, impactando na rede pública de saúde.
A Defesa Civil diz que a colaboração da comunidade é essencial para reduzir os riscos de incêndios e pede que os moradores não ateiem fogo em lixo, entulhos, galhos, folhas e outros materiais em terrenos baldios. “Uma pequena fogueira pode se tornar um grande incêndio”, afirma Araújo.
Quem observar foco de incêndio deve ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.