Exame é feito a partir do sexto dia desde o aparecimento dos sintomas; município confirmou 198 casos de dengue desde o início deste ano.
A Secretária Municipal de Saúde ressalta a importância do diagnóstico da dengue por meio da sorologia, que determina se a pessoa foi infectada com o vírus. A partir do resutado, o setor de Controle de Endemias define as estratégias e ações específicas para evitar novos casos de doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
“É necessário que o paciente com sintomas semelhantes aos da dengue procure uma unidade de saúde para fazer o exame de sorologia. Só com ele podemos diagnosticar o caso e realizar os procedimentos adequados para evitar a proliferação da doença”, disse a coordenadora do setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.
O exame é feito a partir do sexto dia desde quando iniciam os primeiros sintomas. Quando detectado, o organismo começa a produzir anticorpos para combater o vírus e também é possível identificar o tempo da infecção.
Não existem contraindicações para o exame de sangue. O resultado é obtido geralmente em dois dias úteis, porém é necessário reforçar que, a partir da suspeita, já é recomendada a hidratação para que não ocorra agravamento.
Atualmente, segundo o setor de Endemias, Araras possui 198 casos de dengue desde o início deste ano. Desse total, segundo balanço divulgado pelo setor, 194 são autóctones (contraídos no município) e quatro importados. Além disso, outros 89 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 92 suspeitas foram negativadas após análises clínicas. O Jardim São João continua sendo o bairro com mais confirmações – são 65, até o momento.
Ao todo, são 5 tipos de dengue, mas os presentes no Brasil são dengue tipo 1, 2 e 3. O tipo 4 é mais comum na Costa Rica e Venezuela, e o tipo 5 (DENV-5) foi identificado em 2007 na Malásia e Ásia.
Tratamento da Dengue
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.
Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.
Sintomas de dengue clássica
Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são: Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C); Forte dor de cabeça; Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras; Extremo cansaço; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações; Náuseas e vômitos; Tontura; Perda de apetite e paladar.
Dicas de prevenção e combate à dengue em residências: Tampe os tonéis e caixas d’água; Mantenha as calhas sempre limpas; Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Mantenha lixeiras bem tampadas; Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
