Equipes do Setor de Controle de Endemias realizam a ação a partir das 8h; cidade contabiliza 316 casos de dengue confirmados.
A Secretária Municipal da Saúde segue com o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue e de doenças como zika e chikungunya, em toda a cidade. Nesta sexta-feira (20), equipes do Setor de Controle de Endemias realizam a nebulização a partir das 8h, no Parque Tiradentes.
A nebulização é especifica e realizada somente após a confirmação de casos da doença. Tem como objetivo eliminar mosquitos adultos, que podem contaminar outras pessoas na região, e complementa a atividade de busca ativa, que elimina larvas do Aedes.
Até o momento, a cidade contabiliza 316 casos de dengue confirmados. Desse total, 308 são autóctones (contraídos no município) e oito importados. Além disso, outros 67 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 142 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.
De acordo com o Setor de Controle de Endemias, houve pequena queda de casos autóctones no mês de março, devido às ações de bloqueio e nebulização. Mas, mesmo com essa diminuição, é necessário que a população continue vistoriando suas residências para a prevenção da dengue, especialmente, nesta época do ano em que as chuvas são mais frequentes e a possibilidade de acúmulo de água em objetos descartados de forma incorreta é maior.
Também é fundamental que fiquem atentos aos indícios da doença para que seja realizado o diagnótisco por meio da sorologia. O exame é feito a partir do sexto dia desde o iníco dos primeiros sintomas. Quando detectado, o organismo começa a produzir anticorpos para combater o vírus e também é possível identificar o tempo da infecção.
“ A sorologia determina se a pessoa foi infectada com o vírus e somente com o resutado podemos definir as estratégias e ações especificas para evitar novos casos de doença transmitida pelo mosquito da dengue”, informou a coordenadora do setor de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3132-0575 (setor de Controle de Endemias) e 3543-1522 (Secretaria Municipal de Saúde).
