Dengue: Saúde alerta população para intensificar cuidados nas residências em Araras, SP

PUBLICIDADE

Atenção deve ser redobrada nesta época do ano em que as chuvas são mais frequentes e aumenta a possibilidade de acúmulo de água em objetos descartados de forma incorreta; cidade contabiliza 313 casos de dengue confirmados.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) reforça o alerta para que a população intensifique cuidados para a prevenção da dengue, especialmente, nesta época do ano em que as chuvas são mais frequentes e a possibilidade de acúmulo de água em objetos descartados de forma incorreta é maior. Esses objetos podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, pode transmitir também doenças como a chikungunya e o zika vírus.

O mosquito coloca os ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso, a população deve se atentar para não deixar água parada em locais que possam se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, caixas d’água, garrafas plásticas, pneus, piscinas sem uso e/ou manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.    

A cidade contabiliza 313 casos de dengue confirmados desde o início deste ano. Desse total, 305 são autóctones (contraídos no município) e oito importados, o que coloca Araras em estado de epidemia – decretado quando a cidade ultrapassa 200 casos autóctones da doença. Além disso, outros 53 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 140 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

As ações de combate ao mosquito são realizadas pelas equipes do Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o ano, e envolvem vistorias de imóveis em pontos estratégicos, onde há aglomerados de criadouros e onde as equipes verificam que há grande circulação de pessoas. Além disso, a nebulização também é realizada em imóveis, após a confirmação de casos da doença. A nebulização visa eliminar mosquitos adultos, que podem contaminar outras pessoas na região, e complementa a atividade de busca ativa, que elimina larvas do Aedes.

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências: Tampe os tonéis e caixas d’água; Mantenha as calhas sempre limpas; Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Mantenha lixeiras bem tampadas; Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT