Projetos devem propor soluções para tornar suas universidades mais sustentáveis, pensando em questões como padrão de vida dos alunos e vida digital no campus.
Até o dia 16 de fevereiro, estudantes e professores universitários do mundo todo podem se inscrever no Desafio Campus 2030. A competição internacional tem como proposta promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
O Centro Regional de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIRIC), a Agência Universitária de Francofonia e a plataforma Agorize, em parceria com a UNESCO, são responsáveis pela realização do desafio.
Os interessados devem propor soluções para tornar suas universidades mais sustentáveis. As iniciativas inscritas devem estar relacionadas a temas como padrão de vida dos alunos, o campus na cidade, novas questões educacionais e vida digital no campus.
É solicitado que as propostas contemplem, no mínimo, três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para poder se inscrever é necessário ter 18 anos ou mais, estar com a matrícula ativa em uma instituição de ensino superior ou ser professor de uma instituição de ensino superior. Cada pessoa pode participar de apenas um projeto.
É necessário formar times – que podem ter de 2 a 5 pessoas – para apresentar suas propostas. Também é possível se unir a um time já existente. Ao todo, 121 equipes procuram participantes.
As propostas deverão ser entregues em uma apresentação com cinco slides no formato PPT ou PDF. Após a classificação, 30 times serão selecionados para receber treinamento e apoio para aprofundar e melhorar suas propostas antes da seleção final, em junho deste ano.
Os times vencedores receberão como prêmio uma Expedição de Aprendizagem no exterior, com duração de 1 semana. Somente duas pessoas do time poderão usufruir do prêmio, que inclui passagens aéreas, acomodação, treinamento e encontros profissionais.
Os interessados devem enviar os projetos em inglês ou francês pela plataforma da competição. Para acessá-la, clique aqui.