Descarte de entulho deve ser feito apenas nos dias determinados para cada setor em Araras, SP

PUBLICIDADE

Quem descartar fora dessas datas indicadas estará sujeito ao pagamento pelo serviço executado fora do prazo, conforme prevê a legislação municipal.

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos retomou, nesta sexta-feira (1), a ação de coleta de entulho para o primeiro semestre de 2019. Os bairros do Setor 1 poderão colocar o entulho nas ruas de 1 a 3 de fevereiro; os do Setor 2, o entulho pode ser colocado nas ruas de 8 a 10 de fevereiro; o Setor 3 prevê a colocação de entulho nas ruas de 15 a 17 de fevereiro; e os moradores dos bairros do Setor 4 podem colocar o entulho nas ruas de 22 a 24 de fevereiro. A coleta em cada setor é sempre realizada nos dias subsequentes à colocação. O cronograma já definido segue até o mês de junho.

O Decreto nº 6.440/2018 proibiu a colocação de entulho até dia 31 de janeiro, portanto, quem colocou entulho antes deste prazo está sendo notificado e o eventual serviço executado pela Prefeitura será cobrado, conforme prevê a legislação. O mesmo ocorrerá com quem colocar o entulho a partir de 1º de fevereiro fora do prazo de sua região.

Paralelamente a este período de coleta no primeiro semestre, a Prefeitura está estudando outras formas de recolhimento e a correta destinação do entulho a partir do segundo semestre, numa forma de democratizar o investimento público neste setor e cumprir legislações federal e municipal, que tratam da destinação correta dos resíduos sólidos, num compartilhamento de responsabilidades. Uma Comissão Especial será nomeada para discutir o tema e apresentar uma proposta ao prefeito Junior Franco.

A lei federal nº 12.305, de 2010, instituiu a Polícia Nacional de Resíduos Sólidos, que trata das diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos. Baseada nessa lei federal, Araras aprovou em 2016 a lei municipal nº 4927/2016, que instituiu a “Política Municipal de Resíduos Sólidos, seu Marco Regulatório e estrutura administrativa para o gerenciamento de resíduos”. Essa lei municipal trata das obrigações da administração pública, como também a responsabilidade do gerador do resíduo, seja pessoa física ou jurídica.

O artigo 2º da referida lei municipal é claro quanto a responsabilidade de todos: “Artigo 2º – A Política Municipal dos Resíduos Sólidos baseia-se nos seguintes fundamentos: …III – o gerenciamento dos resíduos sólidos deve ser preferencialmente, descentralizado e participativo e deve contar, além da participação do setor público, do setor privado, dos cidadãos e das comunidades”.

Veja o cronograma abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3542-1386.

Secom
Secom
Secom
Secom
PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT