Descarte de lixo eletrônico através de programa do Recap conta com 10 pontos de coleta em Araras, SP

PUBLICIDADE

Os postos de combustíveis participantes são equipados com um tambor identificado, além de uma placa com informações do “Ecotroca+Descarte Eletrônico”.

O município de Araras (SP) é uma das 90 cidades que passa a contar com pontos de coleta de lixo eletrônico, através do Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas (SP) e Região. Só em Araras são dez postos equipados com espaço para que a população deixe seu lixo eletrônico, com a garantia de que ele será destinado corretamente.

A ação é pioneira no setor, visando a sustentabilidade, além de maior comodidade, já que os estabelecimentos que fazem essa coleta são diversos e de fácil acesso, espalhados pelas principais ruas e avenidas. Os postos de combustíveis participantes são equipados com um tambor identificado, além de uma placa com informações do “Ecotroca+Descarte Eletrônico”.

O presidente do Recap, Flávio Campos, ressalta que a medida contribui para o meio ambiente e é necessária diante da atual realidade. “Os problemas ambientais causados pela alta demanda desde a revolução da informática não são novidade. Estamos em um cenário em que faltam políticas públicas eficientes, além da conscientização da população do impacto que o descarte irregular tem. Os metais pesados e plásticos são muito danosos à saúde e sobrecarregam os aterros sanitários dos municípios, com grande prejuízo ambiental. Por isso, resolvemos entrar nessa causa e contribuir com as cidades.”

A expectativa é que o Programa “Ecotroca+Descarte Eletrônico” do Recap recolha cerca de três toneladas de equipamentos por mês. A lista completa dos postos participantes está disponível no site do Recap (www.recap.org.br).

COMO FUNCIONA?

A empresa Ambipar é a responsável pela coleta de todo lixo eletrônico que for descartado nos postos participantes. Esses materiais serão levados à cidade de Nova Odessa, onde ocorre o processo de manufatura reversa – o equipamento é desmontado e as peças são separadas conforme o tipo de material para que cada uma receba a destinação correta. Exemplo: os plásticos depois de separados, são triturados e se tornam matérias-primas para confecção de maletas, bancos e vários outros tipos de produtos. Já o ferro volta para a siderurgia e assim, cada item vai sendo encaminhado de forma sustentável.

PROGRAMA ECOTROCA

O Recap saiu à frente no setor quando lançou o Programa Ecotroca Resíduos em 2010. Na ocasião, os postos de combustíveis participantes passaram a fazer a coleta e destinação correta de todos os resíduos que são gerados pelo estabelecimento durante a troca de óleo dos veículos. Com slogan “Faz bem pro seu carro e pra natureza”, o objetivo foi estabelecer uma relação de confiança, transparência e credibilidade com o consumidor. A própria Ambipar faz o recolhimento de filtros, papéis, estopas e demais resíduos para a destinação adequada. Essa ação, inclusive, rendeu ao Recap o prêmio de “Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo” da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O sucesso foi tanto, que com os anos de consolidação, foi possível agora em 2019, expandir o programa também para o lixo eletrônico.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT