Descarte incorreto de objetos cortantes no lixo gera multa de R$ 2 mil em Araras, SP

PUBLICIDADE

Pelo menos 6 coletores foram afastados em 2022 após acidentes durante o trabalho. Moradores também pode denunciar irregularidades para a prefeitura por telefone.

Cacos de vidro, agulhas, latas com rebarbas e outros objetos cortantes feriram e afastaram do trabalho pelo menos 6 coletores de lixo em 2022, em Araras (SP), segundo a prefeitura.

O município tem uma lei que multa em R$ 2 mil quem descarta esses materiais de forma incorreta. (veja abaixo como fazer o descarte adequado e denunciar irregularidades).

O coletor Edis Fratucelo sofreu um corte profundo por caco de vidro na semana passada. Ele levou cinco pontos no braço. “Estava correndo atrás do caminhão de lixo, catamos um monte e tinha caco de vidro. Dentro do saco preto você não sabe o que tem”, disse.

O descuido com o descarte pode render multa com a identificação do morador. Também é possível fazer denúncias pelo telefone 156. “Se acontecer algum acidente, a gente pede ao fiscal para ir até a localidade. Caso encontrarmos os cacos de vidros e algum nome o fiscal autua”, disse a secretária de Serviços Públicos, Sandra Milare.

São considerados objetos cortantes ou perfurantes: caco de vidro, palito de churrasco, objeto lascado ou pontiagudo, lata aberta, seringa e agulha.

Como fazer o descarte correto

  • Seringas e agulhas: podem ser colocadas dentro de uma garrafa pet, que deve ser cortada e depois vedada com uma fita adesiva. O recomendado é levar em um posto de saúde para o descarte adequado.
  • Vidro: é recomendado também colocar em uma garrafa ou caixa de papelão e identificar o tipo de material para alertar o coletor.
  • Espetos de madeira: colocar em uma garrafa pet também ajuda a evitar acidentes.
  • Latas de alimentos: também podem ser perigosas, então o recomendado é vedar duas juntas com fita adesiva.
PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT