Ações com participação do órgão buscam reduzir acidentes e óbitos de trânsito e serão totalmente online neste ano.
Pensando em segurança, na saúde e na preservação de vidas dos os cidadãos do estado neste momento de combate ao novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) realizará ações exclusivamente digitais para o Maio Amarelo, utilizando posts em redes sociais e no site oficial do órgão.
A edição deste ano apresenta o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”. Assim, o Detran.SP trará neste período ações abordando todas as pessoas que fazem parte das ruas e do trânsito do estado de São Paulo, como pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. As mensagens são sempre educativas, com vistas a um trânsito melhor, humano e com menos acidentes.
Os posts nas redes sociais e no portal oficial serão feitos semanalmente, com o objetivo de conscientizar todos os cidadãos paulistas sobre a Segurança Viária, inclusive neste período de pandemia por conta do novo coronavírus (causador da doença COVID-19), que a orientação para todos é de preservação da saúde, dos amigos e da família, com o uso das hashtags #FiqueEmCasa e #Respeitoàvida.
Maio Amarelo
Trata-se de um movimento internacional, com ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, de conscientização para redução de acidentes de trânsito no mundo. O mês de maio se tornou referência para balanço das ações realizadas em todo o planeta após o decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) que iniciou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011.
Serviços digitais
O cidadão pode realizar mais de 40 serviços de trânsito online, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (como emissão de certidão de pontos, de histórico da CNH, solicitação de 2ª via e CNH definitiva), veículos (certidão negativa e positiva de propriedade, consulta de endereço cadastrado, pesquisa de débitos e restrições com dados de vistoria como quilometragem e fotos) e infrações (indicação de condutor de multas Detran, consulta de multas e solicitação de conversão de infração em advertência, solicitação de defesas e recursos), entre outros.
A lista de serviços online pode ser conferida no site do Detran.SP.