Dezembro Laranja: campanha alerta para a prevenção do câncer de pele

PUBLICIDADE

Doença tem cerca de 180 mil novos casos por ano no Brasil.

Por Roberta Lara*

A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, desde o ano de 2014, o Dezembro Laranja, uma campanha nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. O objetivo da iniciativa é promover ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar sobre as principais formas de prevenção e a importância de sempre realizar exames médicos para diagnóstico precoce e tratamento adequado.

No Brasil, o câncer da pele é o tipo da doença mais incidente que pode atingir em torno de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

O estilo de vida da população e o câncer de pele

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2030, haverá 27 milhões de novos casos de câncer de pele. E essa somatória pode ser associada ao estilo de vida da população. De acordo com pesquisas, 63% dos brasileiros não utilizam protetor solar no dia a dia e que mais ou menos 6 milhões de brasileiros não se protegem de forma adequada quando estão mais expostos ao sol, em lugares como praia, piscina, etc.

Alimentação e cuidado preventivo

A exposição ao sol e à radiação ultravioleta é responsável pode desencadear uma alteração no material genético (DNA) que pode levar à neoplasia. Assim, destaca-se que o sistema de defesa antioxidante endógeno deve estar regulado para lidar com o estresse oxidativo provocado pele radiação, a fim de evitar os danos oxidativos na pele.

Os antioxidantes presentes na alimentação auxiliam na amenização desses danos oxidativos. São eles: Carotenoides: presentes na nas frutas vermelhas e alaranjadas; Vitamina C: largamente encontrada nos citrinos, como laranja, morango, acerola, goiaba, lichia, abacaxi, kiwi; Vitamina E: presente em gérmen de trigo, semente de girassol, avelã, amêndoa, pistache; Zinco: nos ovos, nozes, castanhas, arroz integral, semente de abóbora, aveia; Selênio: encontrado em abundancia na castanha do Pará.

*Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT