Local permanece aberto das 19h às 7h para receber a população que mora nas ruas.
O diretor de coordenadoria do Centro Pop, Lúcio Casa Bela, iniciou mais um trabalho de busca ativa por moradores em situação de rua em Araras (SP). “Percorremos a cidade, conversando com os moradores de rua e falando para eles sobre a estrutura do Centro Pop e sobre a importância de recuperarem o vínculo com suas famílias. Esse trabalho é realizado o ano todo”, completa Lúcio.
O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), coordenado pela Prefeitura de Araras, ampliou as vagas disponíveis para acolher moradores de rua, especialmente nas noites mais frias. No último domingo, segundo a equipe responsável pelo local, mais de 40 passaram a noite no espaço localizado na região central – o número é praticamente o dobro das pessoas, até então, abrigadas no espaço.
Voltado ao acolhimento de indivíduos e famílias que estão nestas condições, o Centro Pop está permanecendo aberto das 19h às 7h para receber quem precisa de um lugar para se abrigar do frio. Equipes do local fazem um trabalho permanente de abordagem junto a essa população para oferecer acolhimento sempre que precisarem, além de encaminhamentos para consultas médicas e odontológicas, clínicas de reabilitação, capacitação e também auxílio para que retornem às famílias.
No local, além de estrutura para dormirem, com colchões, agasalhos e cobertores, os moradores de rua também têm café da manhã, podem tomar banho e fazer sua higiene pessoal, e usar o espaço ainda para lavar e secar suas roupas. Animais que acompanham essas pessoas também são acolhidos e podem permanecer no Centro Pop junto de seus donos.
Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, o local é abastecido também com doações de peças e cobertores arrecadados pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, além de parcerias com ONGs, igrejas e voluntários da cidade. O local funciona na Rua Visconde do Rio Branco, 675, Centro, e atende solicitações feitas pela população também pelo telefone 3547-6672.
Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!