Os documentos poderão ser retirados nas agências centrais de cada localidade.
Um momento de distração é, às vezes, suficiente para perder uma carteira de identidade ou de motorista. Em lugares com grande aglomeração de pessoas, o risco é ainda maior. E conseguir uma segunda via, normalmente, exige tempo e algum dinheiro. O que muita gente não sabe é que os Correios oferecem um serviço para quem, de repente, se viu sem um documento.
Perdeu seus documentos?
Verifique se seu nome consta na relação de Achados e Perdidos dos Correios. Esse serviço permite a entrega ao titular*, ou a devolução ao órgão emissor, de documentos perdidos e/ou extraviados entregues em Agências dos Correios ou depositados em nossas caixas de coleta.
Como funciona
Verifique primeiramente se seu nome consta na relação de achados e perdidos dos Correios. Se constar, anote os dados da agência onde estão seus documentos e vá até a unidade.
Os documentos encontrados são mantidos na agência por 60 dias contados a partir da data em que deram entrada. Após esse período são encaminhados aos órgãos emissores.
No momento da retirada, você deve comprovar que é titular do documento e pagar a taxa (verifique o valor da taxa).
Quem pode retirar os documentos em agências
O documento será entregue ao proprietário ou representante legal devidamente reconhecido.
O documento de pessoas maiores de 18 anos poderá ser entregue a outra pessoa, desde que o titular do documento autorize por escrito;
O documento de menores de 18 anos somente poderá ser retirado pelos pais ou responsáveis, necessitando, para isso, da apresentação de um documento de identidade;
O menor de 18 anos não pode autorizar outra pessoa a proceder à retirada do documento;
Documentos necessários para a retirada:
Próprio titular do documento:
– Original e cópia do Boletim de Ocorrência.
Representante do Titular:
– Autorização por escrito, assinada pelo dono do documento.
– Identidade do representante ou outro documento oficial.
– Boletim de Ocorrência (original e cópia) relativo à perda do documento.
Onde retirar os documentos
Os documentos poderão ser retirados nas agências centrais de cada localidade.
Os documentos ficarão nos Correios à disposição dos interessados pelo prazo de 60 dias corridos, contados a partir, inclusive, da data de recebimento do documento na agência em que o documento estará disponível. Após este período, os documentos serão enviados para os seus respectivos órgãos emissores.
Os Correios cobrarão a tarifa para o serviço Achados e Perdidos vigente na data da entrega.
Caso sejam entregues vários documentos, de uma só vez e pertencentes a uma mesma pessoa, deverá ser cobrado este valor uma única vez.
Outras informações
Os Correios não se responsabilizam pela utilização indevida de documentos extraviados, desde que ocorrida em data anterior à de entrada na Unidade dos Correios e posterior à data de remessa aos órgãos emissores.
A cópia do Boletim de Ocorrência ficará retida na unidade de entrega para salvaguardar a ECT de usos indevidos dos documentos perdidos e retirados.
Quanto à perda dos documentos que permitam a identificação através de foto, além do nome do titular, deve-se solicitar a identificação completa de filiação (pai e mãe). – Quanto à ocorrência de roubo dos documentos, deverá ser checado, também, o Boletim de Ocorrência – BO.
Onde entregar os documentos achados?
Em uma agência dos Correios ou por meio de depósito em caixas de coleta. Os Correios recebem exclusivamente documentos.
Onde se informar sobre os documentos perdidos
Para saber mais sobre documentos perdidos, acesse a seção Fale com os Correios. Você pode entrar em contato por telefone, na Central de Atendimento dos Correios, ou solicitar atendimento via e-mail.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.