Dupla é multada em R$ 20 mil após queda de balão na zona rural de Santa Cruz da Conceição, SP

PUBLICIDADE

Moradores do bairro Areal fizeram a denúncia. Duas pessoas foram detidas e levadas para o Plantão Policial de Leme (SP).

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Cruz da Conceição (SP) apreendeu um balão que rasgou e caiu em uma área de mata nesta segunda-feira (1º). Duas pessoas foram detidas.

Segundo a GCM, moradores do bairro Areal viram o balão de aproximadamente dez metros de altura e fizeram a denúncia por volta das 10h. Ao chegar ao local, que fica próximo à divisa com Leme (SP), os GCMs flagraram o balão caindo, que rasgou por inteiro.

A região da queda é de mata fechada, e por conta disso, os guardas municipais que atenderam a ocorrência tiveram dificuldade para chegar à carcaça do balão. Toda a retirada levou 50 minutos. Os três responsáveis pelo balão foram detidos e conduzidos, ao Plantão Policial de Leme.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada, e diante dos fatos narrados, foram confeccionados os Autos de Infração Ambiental no valor de R$ 10.000,00 para cada um, por incorrer no Art. 57 da RES SIMA 05/21. A soltura de balões é proibida, segundo a legislação brasileira. A pena para esse crime é de detenção de um a três anos e/ou multa, conforme a lei de crimes ambientais (9.605/98).

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT