Internauta fez busca errada no site do Tribunal e compartilhou o vídeo nas redes sociais.
A mais recente pesquisa feita pelo Datafolha de intenções de voto para presidente da República, divulgada na quarta-feira (22), está sendo questionada nas redes sociais e acusada de ser uma “farsa” por não estar registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas a mensagem é #FAKE. O levantamento foi, sim, e cadastrado na Justiça Eleitoral, afirma o portal de notícias G1.
Em vídeo publicado originalmente no canal do Youtube “IDS Infovídeo” com o título “URGENTE !!! PESQUISA É MENTIROSA !!!! NÃO ESTÁ REGISTRADA NO TSE !!!”, um internauta mostra que, ao pesquisar o número do protocolo da pesquisa no site do TSE, recebe a informação de que não há registro do levantamento no site. A busca, porém, foi feita de maneira errada.
No Facebook, uma das postagens com o vídeo tinha mais de 6 mil compartilhamentos e 65 mil visualizações até as 11h desta quinta-feira (23).
A pesquisa não aparece no portal porque o período escolhido para fazer a busca no site estava errado. O correto não é procurar pela data em que a pesquisa foi feita, 20 e 21 de agosto, mas pela data do registro – neste caso, dia 16 de agosto. Além disso, apesar do próprio site do TSE apontar como deve ser preenchido o campo do número de identificação, o autor do vídeo insere os caracteres com um hífen faltando e um espaço a mais. Caso o eleitor não saiba a data exata, é possível encontrar a pesquisa apenas com o número correto de identificação.
O levantamento do Datafolha encomendado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” entrevistou 8.433 eleitores em 313 municípios. A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-04023/2018.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.