Antes de começarem a funcionar, todos os dispositivos serão sinalizados conforme a resolução 798 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e divulgados nos canais de comunicação da Prefeitura Municipal.
Neste final de semana circulou um áudio nos grupos de whatsapp que todos os radades já haviam sido instalados já estariam em operação e multando os motoristas infratores de Araras (SP).
O site Repórter Beto Ribeiro entrou em contato com Fernando Chieregatto, secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, ele afirmou que a empresa ganhadora da licitação segue instalando os dispositivos eletrônicos de fiscalização de velocidade, como radares fixos e lombadas educativas e ostensivas. “Os radares não estão multando ainda, esperando o Estado aferir, estamos fazendo todos os trâmite conforme a lei. Aí sim iremos divulgar para não pegar nenhum motorista de surpresa”, explicou Fernando.
Os radares fixos serão instalados em vias com grande fluxo de veículos como as Avenidas Loreto (sentido Centro – bairro), Maximiliano Baruto (próximo a Uniararas) e na Via Novela. Também estão nas principais entradas e saídas da cidade na Avenida Padre Alarico Zacarias e na Marginal (Norte e Sul).
“Nós temos seis radares fixos; quatro lombadas educativas, que não terão punição; e três ostensivas, com punição; além do radar de avanço de sinal vermelho”, disse o secretário. As lombadas ostensivas estarão nas entradas e saídas da Avenida Dona Renata, sentido Norte e Sul. Já as educativas, nos dois sentidos da Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, na Rua dos Antúrios e na Rua Francisco Leite, próximo à escola Hermínio Ometto.
Antes de começarem a funcionar, todos os dispositivos serão sinalizados conforme a resolução 798 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e divulgados nos canais de comunicação da Prefeitura Municipal.
Testes
Em dois dias de testes de um radar de velocidade na Avenida Dona Renata, pelo menos 650 motoristas foram flagrados acima da velocidade permitida, segundo a prefeitura. É a primeira vez que o município instala esses equipamentos.
O equipamento foi instalado perto da estação rodoviária Padre João Modesti e a velocidade máxima do local é de 60 km/h. A maioria dos motoristas flagrados fora da velocidade estava entre 65 e 70 km/h. Caso haja infração no período de testes, os motoristas serão notificados, mas não vão levar multa.
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Segurança Pública pelo telefone 3543-1547.