Eleições terão identificação biométrica em 2,8 mil cidades

PUBLICIDADE

Cartório Eleitoral informa que biometria ainda não é obrigatória no município de Araras, SP.

Eleitores de duas mil e 800 cidades brasileiras vão usar a impressão digital para escolher seus candidatos em outubro.

O cadastramento biométrico pretende prevenir fraudes e tornar as eleições mais seguras, informa o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.

Cidadãos destes municípios devem ficar atentos às datas para comparecer ao cartório eleitoral e atualizar os dados.

No Estado de São Paulo, o prazo já foi encerrado em 75 das 100 cidades que vão usar o cadastro biométrico nestas eleições.

A expectativa do TSE é de que até 2022, todos os eleitores do País façam o cadastramento biométrico.

Vale lembrar que o cidadão que perde o título ou deixa de votar sem justificar a ausência fica impedido de tirar passaporte, se inscrever em concurso público, entre outras restrições. O prazo para regularizar a situação vai até nove de maio.

Em Araras

Cartório Eleitoral informa que biometria ainda não é obrigatória no município de Araras (SP), que possui 96 mil eleitores. Segundo a chefe substituta do Cartório Eleitoral, Ângela Maria de Oliveira Gulyas, “por enquanto a biometria não é obrigatória e o fato de não fazê-la não ocasionará a perda de documentos, não ocorrerá suspensão e  o eleitor vai votar normalmente no pleito de outubro. Quando for obrigatório há a determinação do TSE e TRE e será realizada campanha que será amplamente divulgada”.

O agendamento para biometria pode ser feito pelo site www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3 ou pessoalmente no Cartório Eleitoral, na avenida Zurita, 681, Jardim Belvedere, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT