As pessoas em situação de rua que não moram no Centro Pop podem frequentar a casa para fazer refeições e participar das oficinas oferecidas.
O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), coordenado pela Prefeitura Municipal de Araras (SP), em dez meses diminuiu o número de pessoas em situação de rua de 120 para 60. A informação foi divulgada por Lúcio Casa Bela, diretor de coordenadoria do Centro Pop.
Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, o local é abastecido também com doações de peças e cobertores arrecadados pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade), além de parcerias com ONGs, igrejas e voluntários da cidade.
“Percorremos a cidade, conversando com os moradores de rua e falando para eles sobre a estrutura do Centro Pop e sobre a importância de recuperarem o vínculo com suas famílias. Esse trabalho é realizado o ano todo, e nossa grande dificuldade é que muitos oferece uma certa resistência em ser ajudado”, completa Casa Bela.
Recentemente a Secretaria de Ação e Inclusão Social, realizou uma campanha para conscientizar a população a não dar esmolas aos moradores de rua. O gesto de solidariedade de dar esmola agrava as condições de quem está nessa situação.
As pessoas em situação de rua que não moram no Centro Pop podem frequentar a casa para fazer refeições e participar das oficinas oferecidas. O local funciona na Rua Visconde do Rio Branco, 675, Centro, e atende solicitações feitas pela população também pelo telefone 3547-6672.
