Em 7 meses, 55 mil motoristas foram pegos dirigindo bêbados no Brasil

Male drunk driver drinking beer on the background of police car lighting. Driving under alcohol influence
PUBLICIDADE

De janeiro a julho deste ano, quase 55 mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool. Número é 127% maior do que o referente ao mesmo período do ano passado, quando houve 24 mil infrações do tipo.

O número de multas de trânsito por embriaguez mais do que dobrou no Brasil em 2021, segundo levantamento feito pela CNN com dados do Denatran. De janeiro a julho deste ano, quase 55 mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool, após a flexibilização da quarentena. Isso em apenas 7 meses, uma média de 7,8 mil infrações por embriaguez todos os meses.

Na comparação com o mesmo período de 2020, o aumento no número de infrações foi de 127%, quando foram registradas cerca de 24 mil infrações.

Segundo o Detran, no estado de São Paulo, quase mil pessoas foram pegas pelo bafômetro nos sete primeiros meses de 2021, contra pouco mais de três mil no mesmo período do ano passado. Apesar da queda no estado, na capital paulista, houve aumento de 52%, passando de 952 casos em 2020 para 1.452 este ano.

As punições aplicáveis para motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool são multa e suspensão do direito de dirigir por 1 ano. Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor é recolhida e o veículo retido até a apresentação de um condutor habilitado em condições de dirigir.

Fonte: CNN Brasil

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT