Prefeito Pedrinho Eliseu participou de reunião com a equipe da Secretaria nesta terça-feira (8).
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou em outubro deste ano 1.055 atendimentos a pessoas em situação de rua. “Nós temos um trabalho intenso com essa população. São mais de 100 pessoas em Araras (SP), metade são daqui. Nosso objetivo é acolher, orientar e explicar sobre os benefícios e a gama de serviços que a Prefeitura Municipal tem para atendê-los com dignidade”, disse o prefeito Pedrinho Eliseu em reunião com a equipe da pasta nesta terça-feira (8).
No Centro Pop, local que acolhe essa população, é oferecido café da manhã, banho e espaço para lavar roupas. Em outubro foram servidas 655 refeições e realizados 68 atendimentos técnicos e 15 busca ativas. “Para o próximo ano temos um grande projeto que é realmente resgatar a dignidade deles. Vamos oferecer oficinas, psicólogos, para que voltem para suas famílias”, afirmou a secretária de Assistência Social, Pascoala Perches. “Também vamos ter o almoço em parceria com o IDE. Estamos com grandes expectativas!”.
Atualmente, o IDE (Instituto de Difusão Espírita) também oferece local para as pessoas em situação de rua passarem a noite.
Acolhimento
A Secretaria também realiza atendimentos a outros públicos como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, a pasta é responsável pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), pelo CadÚnico (Cadastro Único) e por benefícios como o vale gás.