Em feito inédito, sonda chinesa pousa na face oculta da Lua

PUBLICIDADE

Sonda levou sementes de plantas e batatas e ovos de bichos-da-seda para testar se eles prosperam na gravidade baixa. Sonda dos EUA chega ao ponto mais distante já atingido.

A China anunciou um feito espacial inédito: o pouso de uma sonda na face escura da Lua.

Foram divulgadas as primeiras imagens jamais registradas pela nave Chang’e 4 pousada no lado oculto da Lua.

Quando olhamos para o céu, daqui da Terra, vemos sempre a mesma face da Lua. Foi lá que os americanos pousaram há quase 50 anos.

Mas o outro lado, que está sempre escondido de nós, permanecia inexplorado. Outras sondas chegaram a sobrevoar e fotografar a região, mas nunca pousaram.

Os cientistas esperam coletar informações para entender melhor como foi a formação da Lua e do sistema solar.

A sonda levou sementes de plantas e batatas, além de ovos de bichos-da-seda, para testar se eles conseguem prosperar na gravidade baixa da Lua, ainda que brevemente.

Numa rede social, o administrador da Nasa, a agência espacial americana, parabenizou os chineses: “É um feito impressionante”.

A China entrou tarde na corrida espacial, mas vem investindo pesado para recuperar o tempo perdido. Alguns especialistas afirmam que, em breve, o país poderá ameaçar a supremacia americana em áreas essenciais para a exploração do espaço como inteligência artificial.

Mas os Estados Unidos também comemoraram um feito inédito no início da semana. A sonda New Horizons, lançada em 2006, chegou com sucesso ao ponto mais distante do espaço jamais explorado por nós. Lá, fotografou o corpo celeste Ultima Thule e assim descobrimos que ele se formou com a união de duas esferas.

Os americanos querem voltar à Lua no fim da próxima década, se houver dinheiro para isso. Quem sabe os chineses já estarão por lá. Fonte G1

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT