Iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com as questões socioambientais, locais e globais.
A educação ambiental vem ganhando cada vez mais espaço nos sistemas de ensino e contando com o engajamento do público estudantil. Em Araras, a Emef Antônia Marques Dahmen foi selecionada para a etapa estadual da 5ª CNIJMA (Conferência Nacional de Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente), com o projeto de ação intitulado “A água que você desperdiça e não vê”.
O projeto tem como um de seus principais objetivos a ação dos estudantes para que exerçam o direito de participar da construção de um presente e de um futuro sustentável para sua escola, comunidade, município, região, país e planeta.
O projeto selecionado fala sobre a necessidade de provocar a comunidade escolar a pensar mais amplamente sobre o assunto, da maneira que a água é desperdiçada de forma inconsciente e indireta por meio de hábitos e atividades diárias, além de fazer uma reflexão de que a economia de água vai bem mais além do que simplesmente fechar a torneira. Entre as ações previstas estão a confecção de cartazes de conscientização sobre o uso da água e consumo consciente.
Para a diretora da escola, Áurea Maria Barreto Sampaio, a união de alunos e professores neste projeto junto a questões ligadas a proteção e conscientização do meio ambiente fez com o que a escola fosse selecionada. “Diante de toda essa problemática que passamos em relação à natureza e o consumismo, ver os nossos alunos engajados em todas as atividades é realmente muito prazeroso. Estamos muito felizes em ver a nossa escola reconhecida na etapa Estadual”, comentou ela.
Para a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura, as escolas de Araras estão cada vez mais inferindo o trabalho a respeito da educação ambiental. “Trabalhar esse tema com os alunos é extremamente importante. Afinal, falar de meio ambiente é fazer agora pensando no futuro. Os funcionários desta unidade estão de parabéns pelo trabalho, que agora foi reconhecido entre tantos outros municípios”, salientou ela.
A 5ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.
A Conferência Nacional é o encontro das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distritais.
A ação é destinada a estudantes de escolas públicas e privadas, urbana e rurais da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural que estejam matriculados em uma turma do Ensino Fundamental – anos finais, que tenham entre 11 e 14 anos na data da Conferência Nacional e que tenham participado do processo da Conferência e interesse pela causa socioambiental. A etapa acontece de 15 a 19 de julho em Brasília.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.