Emissão de passaportes cresce 45% em Piracicaba em 2017, segundo PF

PUBLICIDADE

Foram emitidos na cidade 21,5 mil documentos entre janeiro e junho deste ano; em 2016, o número registrado foi de 14,8 mil.

número de passaportes emitidos em Piracicaba (SP), nos primeiros seis meses deste ano, cresceu 45% em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados da Polícia Federal. Nesta semana, a PF suspendeu a emissão do documento por falta de recursos.

De acordo com a PF, foram emitidos pelo posto de Piracicaba cerca de 21,5 mil passaportes de janeiro até o final de junho de 2017. Já no primeiro semestre do ano passado foram aproximadamente 14,8 mil documentos.

Em Campinas, que é mais populosa, o número de emissões é maior, mas o crescimento percentual nos quatro primeiros meses do ano foi inferior ao de Piracicaba. Foram 32,5 mil passaportes expedidos em 2017 contra 22,9 mil em 2016. O que representa uma aumento de 41% em Campinas.

Nesta semana, a Polícia Federal anunciou que suspendeu a emissão de novos passaportes desde as 22h de terça-feira (27) devido à “insuficiência do orçamento”. Antes de tomar a decisão, a PF afirmou ter enviado ao menos 10 ofícios alertando a União sobre a situação.

Logo após a medida da Polícia Federal, o governo encaminhou ao Congresso um projeto de lei para abrir crédito suplementar de R$ 102,4 milhões ao Ministério da Justiça com objetivo de regularizar a emissão dos passaportes.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT