Empresas planejam venda inicial de 640 mil kits de testes do coronavírus

PUBLICIDADE

Oito testes rápidos foram aprovados nesta quinta-feira, que serão vendidos por seis companhias. Apesar da previsão, ainda não há data para chegada ao mercado.

As seis empresas com testes rápidos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esperam vender, inicialmente, 640 mil kits no Brasil. Entretanto, a entrega para o governo ou outros eventuais compradores ainda não tem data prevista.

Apesar delas já trabalharem com previsão de quantidade de kits a ser produzida, a maioria das empresas aponta que a entrega desses itens depende antes da importação de material da China para produção dos testes em fábricas no Brasil.

Algumas das empresas apontam a alta do dólar e a redução dos trechos dos aviões cargueiros como um possível impedimento para a chegada da matéria-prima nos próximos meses. As companhias fazem a finalização dos produtos em fábricas no Brasil.

Testes até agora

O Ministério da Saúde divulgou um balanço nesta quinta-feira e disse que os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) em todo o país já enviaram 17 mil reações para detectar o vírus em pacientes com suspeita nos estados – cerca de 2,5 mil testes já foram realizados.

Em nota, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) diz que deverá atingir a distribuição de 50 mil testes e que em abril deverá triplicar a capacidade de produção. A instituição informou estar em contato direto com fornecedores para garantir os insumos e estabelecer um novo cronograma de entregas.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/20/empresas-aprovadas-pela-anvisa-para-produzir-testes-do-coronavirus-planejam-venda-inicial-de-640-mil-kits.ghtml

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT