Entendendo melhor a Gripe H3N2 e como proceder!

PUBLICIDADE

Surto da doença tem lotado hospitais em vários estados do país.

Casos de infecção pelo H3N2, um subtipo do vírus influenza A conhecido como Darwin, se disseminou este ano no hemisfério norte e atualmente se espalha pelo Brasil causando o aumento de hospitalizações.

Ao mesmo tempo, ainda vivemos a pandemia de Covid-19, doença cujos sintomas mudaram com o tempo, com o surgimento de novas variantes. Neste momento é preciso tomar muito cuidade.

LEIA TAMBÉM: URGENTE! Secretaria da Saúde faz reunião para definir ações de combate ao surto da gripe H3N2 em Araras, SP

Sintomas da gripe

Os sintomas clássicos da gripe sazonal são febre súbita, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode ser forte e durar duas ou mais semanas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No caso do H3N2, os sintomas são os mesmos, com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos. “O que muda, neste caso, é que o surto é considerado fora de época e é consequência do relaxamento das medidas de proteção, como o uso de máscaras”, explica o diretor do Laboratório Multipropósito do Instituto Butantan, Renato Astray.

 “O problema, deste ano, é que estávamos há dois anos usando máscara e ela protege tanto contra a influenza quanto contra o SARS-CoV-2, já que ela inibe o contato com vírus respiratórios”, diz Astray.

Na manhã desta terça-feira (28), o secretério Municipal da Saúde, Dr. Agnaldo Piscopo, divulgou um vídeo em seu instagram, e falou sobre as ações que estão sendo feitas em Araras (SP). Assista ao vídeo:

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT